UPCYCLING: UMA MODA CONSCIENTE

Já ouvimos falar muito por aí sobre a reciclagem ou recycling não e mesmo?! Agora me diga uma coisa, sabe o que é UPCYCLING ?

Para quem não sabe o UPCYCLING, é um termo que significa “SUBIR (UP– REAPROVEITAR / REVALORIZAR) O CICLO (CYCLING)” . Esse termo veio com a característica de aproveitar algo que poderia ser jogado fora transformando em um  produto que trás um novo valor, sem se quer passar pelas processos de reciclagem, que seria os usos de químicas.

Ainda não é comum ver marcas trabalhando com roupas usadas como matéria- prima, mas podem ir se acostumando, pois esse método de sustentabilidade está surgindo aos poucos na área fashion. Muitas dessas matérias primas são compradas de brechós ou de ações de arrecadação .


De acordo com William McDonough e Michael Braungart, autores do livro lançado em 2002 Do Berço ao Berço – Refazendo o Modo Como Fazemos Coisas (Cradle to Cradle: Remaking the Way we Make Things) , afirmam que a meta do upcycling é, poder evitar o desperdício de materiais que ainda tem possibilidade de uso, sem ter que criar novas matérias primas.


Sabe aquelas roupas que estão sobrando em nosso guarda-roupa e não sabemos o que fazer? Não queremos usar, mas também não queremos doar? – SIM, passo por isso seeeeempre. 🙁 . Até mesmo com tipo de peça com tecidos bem resistentes, tipo o JEANS,  ou mesmo porque é uma peça curinga que pode criar diversos looks e nunca sai de moda. Para resolver esse probleminhas, super vale aplicar a técnica de upcycling, reformar aquela roupa que amamos tornando uma peça nova para usar bastante.

A técnica apresenta diversos desafios aos estilistas, pois não tem regras para seguir, terá que encontrar um novo conceito de transformá-lo, sabendo que toda produção será única.

A cidade de Berlin (Alemanha) abriga o maior cenário de moda sustentável da Europa. A design de moda Arianna Nicoletti lida com o conceito de upcycling desde 2009 , quando trabalhava em Londres em um estúdio. Ela e mais duas amigas fundaram uma loja de roupas recicláveis, a Upcycling Fashion Store, com objetivo de mostrar o que pode ser feito com resto de roupas antigas. A Arianna também é guia turística e que leva os visitantes da cidades para conhecer fabricantes de suas peças inusitadas.

Se você gosta ou quer aprender mais sobre a técnica UPCYCLING e reformar peças do seu guarda roupa , irei indicar os cursos e palestras da Ana Soares do HOJE VOU ASSIM OFF, para saber mais ( acesse aqui ).

Todo processo pode parecer fácil, pelo contrário, requer uma enorme criatividade, paciência, amor e visão, além de uma consciência ambiental.

E aí amores, gostaram dessa técnica? Eu gostei muito, e já estou pronta para usá-la.

 

Um beijo e até a próxima! 🙂

Comments

comments

Bianca Rios

Blogueira responsável pelo QEEV. Sou apaixonada por moda, maquiagem e sonho em viajar pelo mundo. Adoro interagir com os amigos e conhecer pessoas novas para trocar experiências. Descontraída é minha qualidade!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *